segunda-feira, 11 de outubro de 2010

GOMES JARDIM

Considerado um dos promotores da Revolução Farroupilha,José Gomes de Vasconcelos Jardim, sediou em sua residência e sob o Cipreste histórico, em Pedras Brancas, hoje Guaíba, as reuniões decisivas para a invasão de porto Alegre, em 19 de setembro de 1835, e como ponto de encontro dos farroupilhas. Atualmente, o imóvel, construído em 1790, integra o Sítio Histórico do Cipreste.




Gomes jardim nasceu em 12 de abril de 1773. Em relação ao local de nascimento existem divergências. Alguns historiadores optam por Santo Amaro e outros por Viamão e Porto Alegre. Era filho de Agostinho Gomes Jardim e Theresa Barbosa Menezes. Casado com a prima, Isabel Leonor Leitão, fixou residência na antiga sesmaria do sogro Antônio Ferreira Leitão, passada por herança para a filha. Da união do casal ficaram sete filhos.



Nas margens do Guaíba, o revolucionário montou uma charqueada e uma olaria. Trabalhador, ele conseguiu fazer fortuna. Tinha prestígio e influência especialmente por também exercer a medicina, o que o tornava ainda mais popular e benquisto. Em sua casa, Gomes Jardim organizou uma espécie de hospital para receber doentes vindos de todos os pontos do Rio Grande. Para exercer a profissão não precisou de estudos, nem de cursos regulares. Possuía bons livros e tinha uma verdadeira vocação médica.



No inicio da Revolução Farroupilha, junto com outros 60 homens, atravessou o Guaíba e uniu-se às forças de Onofre Pires, para atacar porto Alegre. Em 1836, quando foi proclamada a Republica Rio-Grandense, Gomes Jardim assumiu inteiramente a presidência da Província, no lugar de Bento Gonçalves, preso na Ilha de Fanfa, após derrota para os imperiais. Participou da Revolução até a assinatura do Tratado de Paz de Ponche Verde, onde esteve representado pelo ministro de Guerra,Coronel Manoel Lucas de Oliveira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário